secposgraduacao@faculdadejesuita.edu.br (31) 3115-7076
ES
EN
PT
Projetos de Pesquisa
            Áreas e Pesquisa             Projetos de Pesquisa      
  • Teologia Sistemática
  • Teologia da Práxis Cristã

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Linha de Pesquisa 1: Fontes Bíblicas da Tradição Cristã

Esta linha de pesquisa estuda o uso da Bíblia judaica e cristã como fonte da Teologia segundo as exigências da crítica científica, no quadro da vida da comunidade cristã hoje. 

(1) Tradições proféticas e sapienciais do Antigo Testamento
JALDEMIR VITÓRIO; RIVALDAVE TORQUATO 
A pesquisa terá duas vertentes. Por um lado, será centrada na tradição profética, com especial ênfase nos profetas pré-exílicos (Amós, Oseias, Isaías, Miqueias e Jeremias), em Ezequiel, no Deuteroisaías e no Tritoisaías. Por outro, no âmbito da tradição sapiencial, privilegiará Jó, Qohelet e Sabedoria. As questões literário-teológicas, em vista de uma hermenêutica latino-americana, serão o eixo vertebrador. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

(2) Tradições teológicas do Novo Testamento 
JOHAN KONINGS; JALDEMIR VITÓRIO; LUIS HENRIQUE ELOY 
O projeto propõe-se a levar adiante a hermenêutica latino-americana da tradição bíblica neotestamentária, privilegiando os Evangelhos. Além das questões literário-teológicas, serão verificadas suas raízes veterotestamentárias, bem como a relação com a tradição intertestamentária e a tradição rabínica. 
Situação:Em andamento Ano de início: 2007 Natureza: Pesquisa

(3) Paulo, um homem de encruzilhadas culturais 
LUIS HENRIQUE ELOY 
Seu nome hebraico é Shaul, grecizado como Saulos e, provavelmente, latinizado como Paulus. Somente esse fenômeno já seria suficiente para despertar o interesse de pesquisadores do âmbito da teologia bíblica neotestamentária. Ao longo da história, Paulo tem feito aflorar sentimentos e posturas intelectuais muito diversos. O objetivo deste projeto de pesquisa é uma aproximação acadêmica da pessoa, da atividade missionária, dos escritos e da teologia de Paulo, hebreu e apóstolo do Evangelho revelado por Jesus Cristo. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2013 Natureza: Pesquisa

(4) Hermenêutica bíblica e catequese 
JOHAN KONINGS 
A catequese envolve necessariamente a hermenêutica bíblica. A hermenêutica bíblica, em contrapartida, deve visar, de uma ou outra forma, a catequese ou a tradição da fé em linguagem significativa no horizonte cultural do ouvinte da Palavra. A pesquisa estuda a articulação entre catequese e hermenêutica bíblica de modo que possa dar-se o evento divino-humano da audição da Palavra de Deus, o encontro do ser humano com o Mistério santo. É objeto de especial atenção a hermenêitica do judaísmo, denominada derash ou “busca” de uma nova Palavra divina por meio dos testemunhos dos textos bíblicos que respondam à nova situação do povo. Esse tipo de hermenêutica influencia a composição do NT como busca de uma palavra divina no evento Jesus de Nataré, em continuidade com os textos antigos. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

Linha de Pesquisa 2: Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual

Esta linha de pesquisa visa a interpretar a tradição cristã como interpelação da fé e da revelação face às problemáticas sociais, culturais, religiosas que o momento histórico levanta, e ao mesmo tempo acolher as interpelações da atualidade à teologia.

(1) A nomeação cristã de Deus 
LUIZ CARLOS SUREKI; ULPIANO VÁZQUEZ; EUGENIO RIVAS 
Deus se diz de muitas formas. A tradição cristã, baseada na revelação cristológica, confessa-O como Pai, Filho e Espírito Santo. Esta nomeação trinitária de Deus é fundamental na compreensão do cristianismo, tanto na oração, na liturgia e nos sacramentos das igrejas cristãs, quanto na compreensão do mundo, do ser humano e dos distintos aspectos do agir cristão na história. Visa-se com esse projeto aprofundar o conhecimento do Deus cristão, seja através do estudo dos problemas postos em relevo pela teologia contemporânea, seja pela pesquisa das questões que estiveram à base da formulação do dogma trinitário e que foram tematizadas pelos grandes teólogos cristãos. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

(2) Estudos de cristologia 
LUIS HERRERA; APARECIDA VASCONCELOS; MANUEL HURTADO 
O projeto visa a interpretar a tradição cristológica com suas especificidades nos diferentes contextos históricos, eclesiais, sociais e culturais, acolhendo, ao mesmo tempo, as interpelações contemporâneas que fecundam a diversa e rica tradição cristológica. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2010 Natureza: Pesquisa

(3) Mariologia em perspectiva crítica 
FRANCISCO TABORDA 
Tocando muito a sensibilidade religiosa católica, a mariologia é um tratado teológico permanentemente em perigo de cair numa perspectiva piedosa e temer o confronto com os mestres da crítica e até mesmo com a simples hermenêutica bíblica, aceita sem problemas em outros tratados da teologia. Daí a importância de desenvolver uma mariologia crítica, o que exigirá uma ampla discussão com a tradição e com as ciências hermenêuticas modernas. Os dogmas chamados marianos deverão ser repensados numa perspectiva que leve em consideração o “status quaestionis” das atuais ciências bíblicas e humanas. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2004 Natureza: Pesquisa

(4) A dimensão escatológica da fé cristã 
CESAR ALVES; GERALDO DE MORI 
A escatologia bíblica está no centro de grande parte da renovação teológica do último século, conferindo novo significado e pertinência à existência e à práxis cristãs. Os temas que tradicionalmente compunham os tratados dos novíssimos foram então profundamente modificados, ganhando novos acentos e leituras. O projeto pretende mostrar os desdobramentos dessa renovação, além de estudar as novas abordagens feitas a temas como morte, juízo pessoal, céu, inferno, purgatório, ressurreição dos mortos (em contraponto com o tema da reencarnação), reino de Deus e milenarismo, parusia ou segunda vinda do Cristo, novo céu e nova terra, juízo final. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

(5) Temas eclesiológicos atuais: ecumenismo, colegialidade Episcopal, inculturação do Evangelho nas e pelas Igrejas locais 
PAULO CESAR BARROS 
O diálogo ecumênico, quando levado a efeito com transparência e honestidade, contribui enormemente para que as grandes tradições cristãs se questionem sobre sua fidelidade ao Evangelho. Desta forma, a partir de documentos conclusivos do diálogo teológico ecumênico, o projeto de pesquisa propõe-se a trabalhar problemas que constituem pontos de conflito entre as Igrejas e comunidades cristãs, discutindo-os enquanto busca de caminhos de convergência teológica entre elas. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

(6) Aspectos atuais da teologia sacramental e suas raízes na tradição 
FRANCISCO TABORDA, SINIVALDO TAVARES 
A teologia sacramental está sofrendo fortes questionamentos na atualidade. A formulação que recebeu no período medieval e posteriormente na Escolástica e neoescolástica não pode mais ser mantida sem uma releitura que vá a suas bases. É preciso voltar à tradição patrística e às fontes litúrgicas para recuperar sua riqueza, de forma a retomar a interpretação medieval e escolástica sob nova luz. O projeto visa a voltar às fontes na Patrística e na tradição litúrgica para propor uma renovação da teologia atual. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2002 Natureza: Pesquisa

(7) As interfaces da antropologia na teologia 
GERALDO DE MORI; APARECIDA VASCONCELOS 
Este projeto busca estudar as seguintes questões: 1) a encarnação e suas repercussões na reflexão sobre a humanidade, fraqueza e sofrimento de Deus, e sobre a humanização dos seres humanos; 2) o reino de Deus e o mistério pascal, mostrando seu significado cristológico e antropológico; 3) a singularidade e a universalidade do evento Jesus Cristo nas vertentes antropológica e cristológica e suas repercussões no atual debate da teologia das religiões. 
Situação: Em andamento Ano de Início: 2009 Natureza: Pesquisa

(8) Teologia sistemática em perspectiva multidisciplinar 
AFONSO MURAD 
A pesquisa visa a incentivar a relação entre determinados âmbitos da teologia sistemática (especialmente mariologia e escatologia) com outras disciplinas da teologia. Além disso, quer articular a teologia com outros saberes, especialmente as ciências da religião e a antropologia cultural. Nesta mesma perspectiva de convergência de saberes, inclui-se a “Ecoteologia”, que exige a interface da teologia com a ecologia, enquanto ciência, paradigma e ética. Por fim, o projeto contempla a elaboração de material teológico de divulgação, de cunho pastoral, em linguagem escrita e/ou vídeos de curta duração. 
Situação: Em andamento Ano de Início: 2011 Natureza: Pesquisa

(9) Fé e contemporaneidade 
EUGENIO RIVAS; GERALDO DE MORI; APARECIDA VASCONCELOS; CESAR ALVES 
A fé cristã está sofrendo o impacto dos problemas da modernidade e pós-modernidade. Interessa-nos perceber quais são os maiores desafios que a fé enfrenta nesse campo. Entram em questão principalmente o neoliberalismo, a globalização, a tendência secularista. A teologia tem refletido sobre eles tanto em nível mundial como latino-americano. 
Situação: Em Andamento Ano de início: 2005 Natureza: Pesquisa

(10) Diálogo inter-religioso na teologia recente 
LUIZ CARLOS SUREKI; MANUEL HURTADO; CESAR ALVES 
Pesquisar os principais teólogos que se dedicam ao diálogo inter-religioso e perceber quais são as tendências dominantes. Sob o ponto de vista da teologia fundamental, captar as perguntas levantadas pelo diálogo inter-religioso e oferecer pistas de solução. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2001 Natureza: Pesquisa

(11) Os Padres da Igreja e a unidade eclesial 
PAULO CÉSAR BARROS 
O movimento ecumênico, que tem por finalidade a unidade visível da Igreja de Cristo, encontra nos Padres da Igreja preciosas inspirações teológicas, dado que uma das grandes preocupações dos primeiros teólogos da Igreja era justamente garantir a integridade do corpo eclesial de Cristo. O projeto tem por finalidade explorar textos-chave da literatura patrística que tratam da unidade eclesial. 
Situação: Novo Ano de Início: 2017 Natureza: Pesquisa

(12) A questão ética e teológica na filosofia de Levinas 
ULPIANO VÁZQUEZ 
Emanuel Levinas é considerado um dos pensadores mais renomados da filosofia contemporânea. Sua filosofia do “esquecimento” se erige como pensamento do Rosto do Outro. O projeto visa a mostrar como se constitui sua ética e teo-logia por meio da trama das três modalidades de escritos do filósofo. Trata-se de verificar como a ética, considerada filosofia primeira, instiga o homem contemporâneo a repensar sua identidade e sua ação. Do mesmo modo, a teologia implícita em seus escritos, abre espaço hermenêutico para um diálogo fecundo com a teologia cristã, sobretudo com a ética teológica, a antropologia teológica e com a Trindade. 
Situação: Em andamento Ano de início: 2004 Natureza: Pesquisa

(13) Concílio Vaticano II: evento, documentos e recepção 
PAULO CÉSAR BARROS 
O Concílio Vaticano é tido como o maior evento eclesial do século XX, e o conteúdo de seus documentos está em franco processo de recepção pelas comunidades eclesiais de todo o mundo. O projeto tem por escopo estudar temas diversos contemplados pela eclesiologia do Concílio, tais como colegialidade episcopal, sensus fidei e ecumenismo. 
Situação: Em andamento Ano de Início: 2003 Natureza: Pesquisa

(14) Ciência e teologia 
CESAR ALVES 
O objetivo geral do projeto é pesquisar e aprofundar as interfaces da Teologia com as Ciências modernas. Propõe-se a estudar, do ponto de vista teológico-científico, temas a respeito das realidades, conceitos, forças e leis que estruturam o universo, o multiverso e a presença aí do ser humano, com a intenção de aprofundar a compreensão das realidades do ser humano e do universo físico. O projeto tem como ponto de partida, por um lado, a Tradição Cristã, e por outro lado, questões como: 1) O Universo tem um propósito ou fundamento? 2) Caso sim, tal fundamento é valorativamente neutro ou orientado? 3) Qual é a natureza do espaço e do tempo? 4) A Ciência torna obsoleta a fé em Deus? 5) O que as Ciências nos ensinam sobre os campos espiritual e subjetivo? O projeto estuda ainda questões de epistemologia da Ciência e da Teologia.
Situação: Novo Ano de Início: 2017 Natureza: Pesquisa

(15) Grandes figuras da teologia cristã 
AFONSO MURAD; EUGENIO RIVAS; ÉLIO GASDA; FRANCISCO DAS CHAGAS ALBUQUERQUE; JUAN RUIZ DE GOPEGUI; LUIZ CARLOS SUREKI; MANUEL HURTADO; ULPIANO VÁZQUEZ 
A pesquisa tem como enfoque principal as obras de algumas das figuras da teologia que marcaram profundamente tanto o pensar teológico como a práxis eclesial, tais como Irineu, Orígenes, Agostinho, Anselmo, Tomás de Aquino, Boaventura, Lutero, De Lubac, Jungmann, Daniélou, Karl Rahner, Urs Von Balthasar, Schillebeeckx, Karl Barth, R. Bultmann, etc. Elas se tornam exemplares e inspiradoras para a teologia atual quando, através de uma hermenêutica apropriada, são compreendidas como expressão da tradição da fé em determinadas situações culturais.
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO TEOLOGIA DA PRÁXIS CRISTÃ

Linha de Pesquisa 1: Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e religioso

Esta linha estuda manifestações concretas e contextualizadas da prática da comunidade eclesial, dando particular ênfase à sua realização na atualidade.

(1) Prospectivas teológicas e pastorais do cristianismo na América Latina: trajetórias, diagnósticos, horizontes
FRANCISCO DAS CHAGAS DE ALBUQUERQUE, LUIS HERRERA
Traçar um quadro das diversas formas de cristianismo na América Latina com suas especificidades. Trabalhar elementos teóricos que iluminem esse quadro. Delinear algumas prospectivas globais para o cristianismo e para Igreja. Em particular, em relação à modernidade e pós-modernidade, como elas se concretizam no Continente latino-americano.
Situação: Em andamento Ano de início: 2003 Natureza: Pesquisa 

(2) Temas de espiritualidade inaciana
ULPIANO V. MORO; MANUEL HURTADO
O projeto visa a estudar e analisar as peculiaridades da espiritualidade inaciana nos diversos contextos da Igreja e da sociedade e nos diferentes espaços culturais.
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa 

(3) Evangelização e experiência de Deus
JUAN RUIZ DE GOPEGUI
A pesquisa está centrada no problema de Teologia fundamental, envolvido em todo o processo de Evangelização: Como pode a prática evangelizadora suscitar uma verdadeira experiência de Deus? Como deverá ser o anúncio de Jesus Cristo (anúncio realizado pela totalidade da vida eclesial) para que as pessoas possam reconhecer no anúncio uma Palavra pronunciada pelo próprio Deus no íntimo da consciência? Em outras palavras: como a prática evangelizadora, considerada em todos os seus aspectos, pode suscitar a resposta da fé? A partir daí e levando em conta a situação cultural dos destinatários, analisar-se-á a situação da evangelização na Igreja atual: seus impasses e suas perspectivas.
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

(4) Vida religiosa: problemática atual e teologia
JALDEMIR VITÓRIO; AFONSO MURAD; FRANCISCO TABORDA
A contínua mutação do contexto socioeclesial exige da Vida Religiosa repensar-se, atenta aos “sinais dos tempos”, para responder aos novos desafios da história. Este projeto visa pesquisar sobre a identidade e a missão da Vida Religiosa, numa sociedade complexa. Trabalha-se em parceria com pesquisadores da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Conferência dos Religiosos/as da América Latina e do Caribe (CLAR)
Situação: Em andamento Ano de início: 2002 Natureza: Pesquisa 

(5) Teologia e novos paradigmas
SINIVALDO TAVARES; EUGENIO RIVAS; LUIZ CARLOS SUREKI
A teologia cristã se sente hoje desafiada a construir-se em diálogo com os assim chamados 'novos paradigmas'. Interpelada pelas graves e urgentes questões postas pela crise dos atuais paradigmas, dentre os quais se destaca a crise do paradigma ocidental hegemônico, a teologia cristã se propõe a acolher com responsabilidade tais desafios acreditando que essa poderá se tornar ocasião propícia para que ela se recrie enquanto discurso genuinamente cristão e, ao mesmo tempo, relevante para o 'nosso tempo'. Fiel às suas raízes evangélicas, o discurso teológico cristão produzir-se-á no contexto de um diálogo intercultural.Hoje fala-se em "nova evangelização" como uma das preocupações maiores da Igreja contemporânea no cumprimento de sua missão. Isso pressuposto, como reapresentar o "evento Cristo" como boa-nova, isto é, como "Evangelho", em um mundo caracterizado pela multiculturalidade? Como, em outras palavras, potencializar o diálogo como possibilidade fecunda de recriar o anúncio cristão como proposta relevante para nossos contemporâneos e fiel à mais genuína tradição?
Situação: Em andamento Ano de início: 2012 Natureza: Pesquisa 

(6) A prática eclesial e a reflexão teológica
FRANCISCO DAS CHAGAS DE ALBUQUERQUE
O projeto propõe analisar criticamente a prática eclesial à luz do Concílio Vaticano II, ressaltando as questões teológicas de fundo e suas implicações para a atuação da Igreja e a reflexão teológica na América Latina. Destaca-se a Teologia da Libertação latino-americana e suas bases antropológica, cristológica e eclesiológica.
Situação: Em andamento Ano de início: 2010 Natureza: Pesquisa 

(7) Hermenêutica Bíblica e catequese
Johan Konings
A catequese envolve necessariamente a hermenêutica bíblica. A hermenêutica bíblica, em contrapartida, deve visar, de uma ou outra forma, a catequese ou a tradição da fé em linguagem significativa no horizonte cultural do ouvinte da Palavra. A pesquisa estuda a articulação entre catequese e hermenêutica bíblica de modo que possa dar-se o evento divino-humano da audição da Palavra de Deus, o encontro do ser humano com o Mistério santo. É objeto de especial atenção a hermenêutica do judaísmo, denominada derash ou “busca” de uma nova Palavra divina por meio dos testemunho dos textos bíblicos que responda à nova situação do povo. Esse tipo de hermenêutica influencia a composição do NT como busca de uma palavra divina no evento Jesus de Nataré, em continuidade com os textos santigos.
Situação: Em andamento Ano de início:2009 Natureza: Pesquisa 

(8) Fé e contemporaneidade
EUGENIO RIVAS; GERALDO DE MORI
A fé cristã está sofrendo o impacto dos problemas da modernidade e pós-modernidade. Interessa-nos perceber quais são os maiores desafios que a fé enfrenta nesse campo. Entram em questão principalmente o neoliberalismo, a globalização, a tendência secularista. A teologia tem refletido sobreeles tanto em nível mundial como de América Latina.
Situação: Em Andamento Ano de início: 2005 Natureza: Pesquisa 

(9) Diálogo inter-religioso na teologia recente
LUIZ CARLOS SUREKI; CESAR ALVES; MANUEL HURTADO
Pesquisar os principais teólogos que se dedicam ao diálogo inter-religioso e perceber quais são as tendências dominantes. Sob o ponto de vista da teologia fundamental, captar as perguntas levantadas pelo diálogo inter-religioso e oferecer pistas de solução.
Situação: Em andamento Ano de início: 2001 Natureza: Pesquisa


Linha de Pesquisa 2: Tendências Éticas Atuais

Esta linha de pesquisa estuda as dimensões éticas do agir cristão em relação à pessoa e à sociedade, com atenção especial a problemas emergentes, como sejam a bioética, a ética da comunicação, neoliberalismo, globalização, etc.

(1) A teologia cristã e os grandes desafios ético-morais da cultura contemporânea
ÉLIO GASDA; NILO RIBEIRO JUNIOR
O projeto aborda as exigências e os desafios da heterogeneidade dos termos “teologia” e “ética” e a significação da “especificidade” da ética cristã no contexto do pensamento da alteridade e do paradigma hermenêutico. Dedica-se especial atenção à questão da sexualidade humana e da bioética.
Situação: Em andamento Ano de início: 2009 Natureza: Pesquisa

(2) Teorias da Justiça, capitalismo e Ética Teológica
ÉLIO GASDA
Tendo como pano de fundo o capitalismo liberal, a pesquisa examina as diversas teorias da justiça do liberalismo contemporâneo (Nozick, Dworkin, Rawls, Sen, Comunitaristas) em confronto com a teologia cristã: Justiça social e capitalismo são compatíveis?
Situação: Em andamento Ano de Início: 2012 Natureza: Pesquisa

(3) Ecoteologia: singularidade, temas relevantes, perspectivas
AFONSO MURAD, SINIVALDO TAVARES
A pesquisa visa elaborar trabalhos teológicos que apresentem - de forma clara, sintética e articulada - uma visão global acerca da ecoteologia, compreendendo o estatuto epistemológico, temas relevantes, relações com outros enfoques teológicos e a contribuição para a sociedade, enquanto teologia pública em vista da sustentabilidade e do crescimento da consciência planetária. Além disso, a pesquisa acerca da Ecoteologia apresenta uma finalidade social, didática, de disseminação do conhecimento. Parte da produção é destinada a pessoas sensibilizadas ou engajadas em causas socioambientais, através de palestras, cursos, programas de rádios e pequenos vídeos. Trata-se de uma opção de elaborar uma visão conjunta do assunto, atuando simultaneamente nos âmbitos teórico e prático..
Situação: em andamento Ano de Início: 2013 Natureza: Pesquisa

(4) Teologia moral e a questão da corporeidade em diálogo com os novos rumos da Fenomenologia
NILO RIBEIRO JUNIOR
O projeto de pesquisa visa a estabelecer uma interface entre Teologia e Filosofia privilegiando a viragem fenomenológica, sua contribuição para a reabilitação da carnalidade (sensibilidade) e seu impacto especificamente sobre um novo estatuto para a Teologia Moral da Encarnação. Nosso trabalho se dará em duas linhas sincronicamente concebidas: 1) Ler, estudar, aprofundar algumas obras dos fenomenólogos franceses que se dedicam à questão do corpo e da carne tais como Merleau-Ponty, Michel Henry, Jean-Luc Marion, Jean-Louis Chrétien e Emmanuel Levinas; 2) Procurar relacionar as temáticas do “pensamento encarnado” dos filósofos mencionados às questões da ação humana (ética e moral) tendo como escopo fecundar a reflexão da Teologia Moral fundamental, Ética Teológica da Sexualidade, Ética do matrimônio, Ética social e Bioética em torno da Fenomenologia do corpo.
Situação: Novo Ano de início: 2015 Natureza: Pesquisa

(5) A questão ética e teológica na filosofia de Levinas
ULPIANO VÁZQUEZ
Emanuel Levinas é considerado um dos pensadores mais renomados da filosofia contemporânea. Sua filosofia do “esquecimento” se erige como pensamento do Rosto do Outro. O projeto visa a mostrar como se constitui sua ética e teo-logia por meio da trama das três modalidades de escritos do filósofo. Trata-se de verificar como a ética, considerada filosofia primeira, instiga o homem contemporâneo a repensar sua identidade e sua ação. Do mesmo modo, a teologia implícita em seus escritos, abre espaço hermenêutico para um diálogo fecundo com a teologia cristã, sobretudo com a ética teológica, a antropologia teológica e com a Trindade.
Situação: Em andamento Ano de início: 2004 Natureza: Pesquisa